Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Martinho da Vila é destaque na 11ª Primavera dos Livros no Museu da República


Entre 24 e 27 de novembro, o Museu da República, no Rio de Janeiro, se torna cenário da 11ª Primavera dos Livros, maior encontro de editoras independentes do país que promove uma série de atividades relacionadas à literatura, entre debates, performances e lançamentos de livros. O evento, que acontece pela quinta vez consecutiva nos jardins do Palácio do Catete, terá como tema principal o papel da periferia na literatura e a escritora Heloisa Buarque de Hollanda como homenageada.
"A literatura de periferia é aquela que produz ações sociais, que chega às escolas, que apresenta versões e realidades diferentes. É uma literatura dinâmica, que forma mediadores e dissemina a cultura, como o hip hop, que canta causas e não só melodias. Esse evento é o primeiro organizado que aborda a questão da literatura de periferia", diz Heloisa.
Entre os destaques do evento estão o lançamento do livro Martinho da Vila: Tradição e Renovação, um estudo sobre o papel político e social das obras do cantor, que ainda participará de um debate no sábado, além do bate-papo com o artista plástico Vik Muniz, que falará sobre a relação de seu trabalho com a cultura da periferia. Os escritores Vera Saboya, Otávio Jr. O livreiro do Alemão, Alessandro Buzo, Eliane Costa, o angolano Zetho Gonçalves, Beatriz Pimenta Velloso, entre outros, também estarão na Primavera falando com o público a respeito de suas criações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário