Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Sítio Quaresmeira adequa sua linha de produtos processados a mercados internacionais

Embrapa provê apoio técnico para exportação de frutas orgânicas processadas
Além de instituição de pesquisa em tecnologia, qualidade e segurança de alimentos, a Embrapa Agroindústria de Alimentos coloca sua infraestrutura laboratorial e os conhecimentos de seus pesquisadores e analistas a serviço do setor produtivo de alimentos. É o caso recente do Sítio Quaresmeiras, produtor comercial de frutas orgânicas e produtos derivados, de Duas Barras, RJ, que contou com o apoio tecnológico da Embrapa para a adequação de sua linha de produtos processados a mercados internacionais.
A ação atendeu à solicitação encaminhada pelo Programa Nacional de Apoio Tecnológico à Exportação, Progex RJ, o qual disponibiliza recursos para o rápido atendimento às micro, pequenas e médias empresas que desejam exportar. O empreendimento gera empregos, é economicamente autossustentável e seus produtos já têm demanda nos EUA e em países da Europa.
A equipe da Embrapa, coordenada pelo Dr. André de Souza Dutra, em visitas técnicas e em conjunto com os proprietários do empreendimento, promoveu a adequação do fluxograma do processo de produção de modo a obter maior produtividade, qualidade e segurança dos produtos; implantou a rotulagem dos produtos de acordo com as exigências legais vigentes e sugeriu embalagens mais adequadas para o armazenamento e conservação dos produtos. As formulações dos doces de frutas foram padronizadas a fim de manter as características sensoriais dos produtos. “Estes melhoramentos dão ao empreendimento uma carteira de produtos capazes de atender padrões de qualidade tanto das legislações dos países para os quais se exporta quanto do paladar dos consumidores”, observa Dutra (na foto, à esq.).
Fonte: Embrapa RJ



Nenhum comentário:

Postar um comentário