Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de junho de 2011

Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) anunciou a lista de indicados ao Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, edição 2011. Ao todo, são 54 indicações, distribuídas em 18 categorias (três a mais que no ano passado).
Os vencedores em cada categoria serão conhecidos em cerimônia marcada para o dia 29 de junho, no Theatro Municipal.

Categoria: Festas Folclóricas - indicados:

1- Pastoril da Rua da Matriz (Rio de Janeiro) – Manifestação cultural da comunidade do Morro Dona Marta, em Botafogo.

2-

Encontro de Folias de Duas Barras (Duas Barras - RJ)
Duas Barras realiza há 36 anos o Encontro de Folclore e no 2º distrito Monnerat há 22 anos. São 14 folias de reis em atividade no município.
O encontro acontece no mês de janeiro.
Reúne cerca de 60 folias em Duas Barras e 40 Folias em Monnerat que participam do evento .
A folia reis mais antiga do município com 70 anos é de Augustinho Pereira, do mestre Zeca Rosa e Contra-mestre Clementino Patrício.

3-

Festa do Divino de Paraty (Paraty)
- Atribuída à Rainha Isabel, a Festa do Divino chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores e vem acontecendo em Paraty desde o século XVIII.
A Festa do Divino, uma das mais importantes da Igreja Católica e, da cidade de Paraty, celebra a descida do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus no dia de Pentecostes. No calendário litúrgico, o dia de Pentecostes vem 50 dias após a Páscoa.
Desde a era colonial, essa festa veio se transformando num evento de rara beleza, com apresentação de folia, bando precatório, Ladainhas da novena, Missas cantadas, leilão de prendas, danças típicas, distribuição de doces para as crianças, coroação do imperador, grande almoço que acontece na véspera do grande dia de Pentecostes, para todos os participantes da festa, entre outros atos que reforçam nas pessoas sentimentos como o amor ao próximo e a solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário