Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Martinho da Vila: Ovos de Páscoa e coelhinhos

Hoje é Domingo de Páscoa. Muitos católicos comungam e não sabem que a Páscoa cristã é a celebração da ressurreição de Jesus Cristo. Eu fiz a minha primeira comunhão com 7 anos de idade, num dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da minha cidade natal, Duas Barras.
Para comungar pela primeira vez se estuda o catecismo e eu cursei com a Dona Margarida, uma negra que, pelas costas, era chamada de Margarida Padre. Também a chamavam de Margaridão, porque era forte. Ela catequizava as crianças das Serras dos Pretos Forros, na Boca do Mato, morro onde eu fui criado.
Tornei-me católico praticante e entrei para os Cruzados Alcarísticos, grupo de jovens católicos que usavam uma faixa amarela com uma cruz azul que os distinguiam nas missas e solenidades eucarísticas. O grupo organizava eventos para conseguir fundos para fazer excursões. A minha primeira viagem foi para o santuário de Nossa Senhora Aparecida. Inesquecível. No trem da Central do Brasil havia muita animação religiosa, isto é, rezávamos o Pai Nosso, a Ave Maria, a Salve Rainha e o Credo de uma maneira ritmada, descontraída. Também cantávamos alegremente os cânticos sacros. Foi a minha primeira saída do Rio de Janeiro e tenho bem nítido na minha mente a chegada à Aparecida junto com milhares de pessoas cantando para Nossa Senhora Aparecida o Hino da Virgem de Fátima: “A 13 de maio / Na Cova da Iria / No Céu Aparece / A Virgem Maria”.
Só muito depois eu entendi que mesmo com a imagem da brasileira sendo preta, é a mesma da portuguesa que apareceu para os três meninos pastores, Joaquim, Jacinta e Lúcia, aos quais confiou três segredos. A nossa imagem surgiu para um pescador que pescava para dividir com os pobres. É um sonho meu voltar à basílica de Nossa Senhora Aparecida num dia 12 de outubro, acender umas velas para as minhas Santas Almas Benditas e cantar defronte ao Santuário: “Viva a Mãe de Deus e Nossa Sem pecado concebida / Viva a Virgem imaculada / A Senhora Aparecida”.
Mesmo para os não católicos este domingo é especial porque devemos dar (e receber) ovos de chocolate aos amigos e presentear a pessoa amada com um coelhinho da Páscoa.
Fonte: O Dia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário